O que faz uma Product Manager?

Michelle Rogério
4 min readSep 8, 2023

--

Você também pode ler este texto em inglês aqui: What does a Product Manager do?. Eu estou exercitando o segundo idioma… :)

No dia 31 de agosto de 2023 participei do meetup Tech and Cheers promovido pela Ambev Tech, edição Mulher.Ada: exclusiva para mulheres.

O ponto é que grande parte da audiência ainda não trabalhava com tecnologia… e a proposta era justamente falar sobre carreiras em tech.

Primeira vez falando como pessoa de produto num evento onde grande parte da plateia não tinha tanta familiaridade com tecnologia. Pensei: “Qual melhor formato de apresentação? Como posso me fazer entender de forma que seja simples mas ao mesmo tempo transmita o desafio que é trabalhar com tecnologia?”

Então pedi ajuda ao ChatGPT:

Um Product Manager é como o maestro de uma banda de gatos talentosos.

A resposta trouxe uma metáfora fofa que ilustrou muito bem as dores e delícias encontradas na vida de quem trabalha com produto.

O maestro é responsável por coordenar e guiar os músicos para criar uma harmonia coesa, o que se relaciona com o papel Product Manager ao alinhar e orientar a equipe para a construção do produto certo.

Eles tentam fazer todos os gatos (equipe) tocarem a mesma música (visão do produto) sem que nenhum deles saia correndo atrás de um novelo de lã (funcionalidades aleatórias).

Consigo fazer um paralelo claro com algumas características do meu cotidiano como Product Manager:

Liderança. Propósito. Foco.

LIDERANÇA - Mesmo em contextos onde esta pessoa profissional de produto não tenha liderados diretos, as skills de liderança são muito importantes, quiçá fundamentais! É necessário definir a direção, tomar decisões, assumir responsabilidade pelo sucesso do produto, resolver conflitos, conciliar interesse de stakeholders

Além disso, como vimos acima motivar as pessoas da equipe a se esforçarem em direção a metas comuns também é um exemplo de aplicabilidade das skills de liderança de uma pessoa de produto. Uma das abordagens que mais gosto é garantir que o time entenda como as entregas do cotidiano se conectam com o todo, compartilhando uma visão clara e empolgante do produto, conectando aquele commit com a estratégia de toda a empresa.

Assim fica fácil despertar o senso de PROPÓSITO. Os “gatos talentosos” passam a perceber como o esforço da equipe contribui para transformar o negócio e mudar vidas (da operação, dos clientes e dos consumidores).

Desafio enorme, certo? Justamente por isso, a pessoa de produto ajuda a garantir o FOCO, através de priorização contínua e adequada, de forma que as entregas estejam alinhadas a uma estratégia de médio e longo prazo. Outra forma de garantir o foco da equipe é o gerenciamento eficaz de riscos e distrações, para que a equipe possa trabalhar de forma mais produtiva e alcançar os objetivos do produto.

No evento teve até fichinha, eu me senti num programa de auditório, foi tudo! Hahaha

Eles coordenam os miados (comunicação) entre os gatos e até pedem ajuda aos cachorros (outras equipes) quando necessário.

Conexão.

Product Managers precisam assegurar uma comunicação clara e constante com a equipe de desenvolvimento, stakeholders e outras equipes/outros departamentos.

Reduzir ruídos na comunicação se torna mais uma missão para a pessoa de produto, que deve ser capaz de ouvir de forma legítima e empática e transmitir informações eficazmente.

Conciliar priorizações, gerenciar dependências entre os times, traduzir terminologias do negócio para time de desenvolvimento, traduzir linguagem técnica para o business, mediar interesses de stakeholders diferentes, facilitar diálogos, criar pontes, trabalhar em prol da real CONEXÃO entre as pessoas que estão ao nosso lado nas trincheiras do dia-a-dia.

No final, eles esperam que a plateia (clientes) aplauda de pé (sucesso do produto). E se algo der errado, bem, eles terão que descobrir como transformar arranhões em sinfonias. 😺🎵

Impacto.

Adorei esse trocadilho. Aplausos já são um indicativo de sucesso por si só, mas o conceito “aplaudir de pé” representa a máxima aprovação por parte dos clientes, evidenciando o IMPACTO gerado pelo produto.

Resiliência.

A vida não é um mar de rosas. Os problemas acontecem, algumas coisas realmente dão errado, fogem ao planejado, afinal estamos lidando com um contexto permeado por muita volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Um músculo que a pessoa de produto precisa exercitar muito é o músculo da RESILIÊNCIA, para lidar com desafios e problemas que podem surgir durante o desenvolvimento ou após o lançamento do produto.

Do mesmo modo que um maestro converte notas desarmônicas em uma sinfonia harmoniosa, PM e equipe devem buscar soluções criativas para superar os desafios e os problemas do cotidiano.

PS.: Eu sou tutora de três gatinhos e confesso que transformar arranhões em sinfonias também não é nada fácil quando se tratam de gatos de verdade… 😸

Piper, Lince e Vênus

E se você, assim como eu, também notou algo de estranho na resposta do chatGPT, te convido a ler este outro post: Vieses na Tecnologia: Como a IA Reflete e Amplifica Preconceitos Sociais.

Spoiler:

Até a próxima! 🖖🏼

--

--

Michelle Rogério
Michelle Rogério

Written by Michelle Rogério

Product, D&I, leadership, technology, productivity, jiu-jitsu and much more... @themicaloo